ANIMES E REPRESENTATIVIDADE FEMININA

Fala, nerds! Hoje eu quero falar para vocês sobre uma coisa muito importante: a representatividade feminina. Mas, o que isso significa? Bom, caso não conheçam a fundo o termo e o que ele representa vamos começar lembrando que ao longo da história as mulheres foram ensinadas a ocuparem apenas espaços domésticos. Os espaços de destaque, de poder ou que precisavam de mais esforço físico eram ocupados pelos homens. Assim, a presença de mulheres em determinadas ocupações acabou se tornando bastante incomum. Essa cultura gerou inúmeros problemas de desigualdade de gênero, de dominação e de liberdade de escolha.

Existem diversos relatos de mulheres que deixaram de cursar uma determinada faculdade ou seguir carreira por causa da pressão familiar ou social. E olha que estou trazendo apenas um pequeno exemplo. Há muito mais acontecendo. Portanto, atualmente muito se fala da necessidade de uma normalização da presença feminina em todos os lugares. A participação em espaços de poder (na política, por exemplo) ou no mercado de trabalho são exemplos de como trazer essa representatividade às mulheres. 

Hum, legal! E o que se pode fazer para colaborar com a representação feminina e influenciar meninas a seguirem os seus sonhos?

Nesse sentido é muito importante apresentar conteúdos que ressaltam a força feminina, dando exemplos de que a mulher pode fazer e ser o que quiser. Além de filmes e livros, os animes também podem ser excelentes nessa questão. Para facilitar o que quero dizer, listei abaixo alguns animes com personagens femininas que você precisa conhecer:

  • Violet Evergarden: O anime apresenta como personagem principal a Violet Evergarden. Sendo uma mulher criada no exército, ela desenvolve habilidades muito mais poderosas do que qualquer outro soldado. Partindo disso, muitas vezes ela é vista como ferramenta de guerra, mas ao longo da trama ela vai se autodescobrindo muito mais do que apenas isso. 
Violet Evergarden

  • Fullmetal Alchemist: A trama traz para o espectador diversas mulheres incrivelmente inteligentes e fortes. Entre elas estão a Winry, a agente Maria Ross, a Tenente Riza Hawkeye, a alquimista May Chang e várias outras. A animação realmente dá um show de representatividade, retratando mulheres em todas as funções e ocupações na história do anime.
Agente Maria Ross

  • Fate Stay Night: Tem como personagem principal a versão feminina do Rei Artur, Arturia Pendragon. A obra quebra a ideia de personagem passiva, submissa e dependente. Arturia é, em primeiro lugar, uma guerreira. O fato de ser mulher não é uma questão importante.
Artoria Pendragon

  • Viagem de Chihiro: O filme tem como personagem principal a Chihiro, uma menina de 10 anos, que em meio a mudança de cidade com sua família, se vê em uma aventura completamente inimaginável. A trama também surpreende ao retratar o relacionamento da personagem principal com Haku de forma não romântica, fugindo da ideia de que um menino e uma menina só podem contracenar dessa forma. 
Chihiro

  • O Serviço de entregas da Kiki: Kiki é uma bruxinha que conseguiu sua independência há pouco tempo, tornando-se uma jovem indo em busca do desconhecido para aprender a viver e se tornar adulta. Em meio a essa busca, Kiki chega a uma cidade e começa a trabalhar em uma padaria como pagamento por sua estadia no sótão do local. A história em si é cheia de reviravoltas e aprendizados, mas a personagem nunca desiste e sempre se esforça ao máximo para superar as adversidades.
Kiki e seu gato Jiji

De forma nenhuma encerrei o assunto aqui. Eu quis apenas iniciar uma discussão que precisa ser constante. Torço para que assistam as minhas indicações e vejam como foi o papel das personagens femininas nas histórias. Ah, aproveita e depois volta aqui para nos contar o que você achou. Estou aguardando sua opinião. 

Até a próxima!