ARTE BRASILEIRA E GAMES: COMBINAÇÃO PERFEITA

Música clássica, orquestras, bandas sinfônicas e qualquer forma de apresentação cultural desse tipo não é muito comum em nosso dia a dia. O acesso a esse tipo de cultura nem sempre é fácil ou barato, especialmente para quem vive em regiões do interior, distantes das grandes salas musicais e teatros (como é o meu caso). Mas, calma! Sempre há uma luz no fim do túnel: após tanto tempo de pandemia uma equipe fantástica se dispôs a levar essa maravilhosa arte a todos através do Youtube, e de graça!!

Pessoas do interior (ou cumprindo o distanciamento social) agora podem curtir mais esse conteúdo e com um bônus: o tema desta apresentação são as composições das trilhas sonoras dos clássicos dos vídeogames como Super Mario Bros, Sonic, Top Gear e outros. Você com certeza não vai perder a oportunidade de assistir, não é mesmo? Vou te explicar melhor.

No dia 27 de junho, a Banda Jovem do Estado estreou a temporada 2021 na Sala São Paulo com um repertório dedicado aos games. Os músicos tocaram trilhas sonoras de clássicos como Street Fighter, Top Gear, Donkey Kong, Sonic e Pokémon, tudo isso sob a regência da maestrina Mônica Giardini. A banda jovem faz parte da EMESP Tom Jobim, que é a Escola de Música do Estado de São Paulo, uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Ela é gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura e proporciona formação há 1.300 alunos que têm à sua disposição cerca de 90 habilitações e cursos de canto e instrumentos musicais. Segundo o site da organização, eles promovem intercâmbios de alunos, professores e ideias dentro da escola, proporcionando um ambiente fértil em interações pedagógicas, artísticas e profissionais. E, para nossa alegria, a transmissão ao vivo da apresentação está registrada no canal da escola e pode ser contemplada em qualquer momento. Então, quando você estiver trabalhando, jogando ou escrevendo pode colocar o vídeo como plano de fundo (igual estou fazendo agora hehehe) para apreciar e valorizar esse belo trabalho de integração da cultura erudita com os nossos queridos games.

Claro que vou deixar o vídeo aqui para vocês terem um gostinho do que foi a apresentação. Mas, não se esqueça de ir no canal da escola e se inscrever, combinado?

Abraço do Sensei.