e-FOOTBALL 22 É LANÇADO E JÁ COLECIONA CRÍTICAS

O jogo de futebol da Konami teve sua nova versão lançada hoje (30/09). Após passar por um processo de rebranding – nome dado às ações estratégicas que buscam reposicionar uma marca no mercado e na percepção do consumidor – a franquia teve a logo, o nome e até mesmo o esquema de negócio alterados. Além da questão mercadológica, a empresa apostou também em questões técnicas como a mudança na engine de gráficos e na jogabilidade para simular movimentos mais reais e fluidos dos personagens.

O jogo Pro Evolution Soccer (PES), que agora se chama e-Football, deixou de ser vendido anualmente como um produto completo e se tornou Free-to-play, permitindo que os jogadores baixem gratuitamente o jogo em seus consoles ou computadores. Obviamente, ainda haverá formas de monetização para a Konami. Através de microtransações dentro do game, o jogador poderá adquirir modos offline de jogo – como a Liga Master – e outras personalizações.

Porém, o que era expectativa de um sonho se tornou pesadelo para os fãs. Em poucas horas após seu lançamento, o jogo coleciona inúmeras críticas dos fãs que variam em praticamente todos os detalhes. Há reclamações na IA dos times, nos inícios das partidas que apresentam bugs, na qualidade dos gráficos, na qualidade do design dos personagens e na forma de jogar (faltas, corrida dos avatares etc.). O assunto ficou tão falado que o termo Konami ficou em 2º lugar no trend topics do Brasil no início da manhã, com mais de 20 mil citações nada amistosas à empresa e ao jogo. Os termos efootball e Fifa também entraram nos assuntos mais comentados da rede.

Deem uma olhada em algumas imagens e vídeos postados pelos usuários do Twitter hoje.

E você, baixou o jogo e teve a oportunidade de testá-lo? Conte-nos como foi sua experiência no comentários abaixo.

Abraço do Sensei!