O GAROTO GÊNIO A FAVOR DA CIÊNCIA

Autointitulado como “garoto gênio”, Dexter é o protagonista de um famoso desenho americano para TV chamado O laboratório de Dexter. Criado por Genndy Tartakovsky para o canal Cartoon Network, a série teve 78 episódios divididos em 4 temporadas entre 1996 e 2003.

VITRINE DEXTER 1

Durante toda a série acompanhamos o garoto em suas loucas aventuras e invenções dentro do seu grande e secreto laboratório anexo ao quarto. Ninguém vê ou sabe da existência desse laboratório, exceto pela sua irmã, Dee Dee. Ela sempre encontra um jeito de entrar pelas variadas passagens secretas. A comédia dos episódios normalmente fica por conta das tentativas de Dexter de impedir a Dee Dee de mexer ou estragar seus experimentos. Isso quando ele não precisa corrigir algo que não conseguiu impedir.

Puxo da memória os bons momentos que tive na infância enquanto assistia Dexter em suas aventuras e vejo como o desenho teve influência em minha criatividade e desejo de construir coisas. Obviamente, eu não compreendia todas as coisas científicas, mas ver aqueles experimentos, robôs, máquinas e laboratório me instigou a querer algo parecido. Então, eu estava sempre desmontando os brinquedos para entender como funcionavam e depois remontá-los. Quase sempre a parte de remontar falhava miseravelmente kkkk. De qualquer forma, vejo como foi importante ter no mundo animado uma referência científica mais próxima a mim (considerando a idade que eu tinha à época). 

Esse é exatamente o motivo que me faz escrever esse post: relembrar a mim e a você dessa boa influência. Em tempos em que a ciência está sendo refutada com simples mensagem em redes sociais, considero importante apresentar incentivos mais lúdicos para despertar a curiosidade e a imaginação que há em todos nós.

Caso você tenha se interessado em assistir alguns episódios com seus filhos ou queira apenas alegrar a sua criança interior, o desenho passa no canal a cabo Tooncast nos seguintes horários: 02:00, 02:10, 02:15, 02:25, 14:05, 14:10, 14:20, 14:25. Outra possibilidade é assistir pelo Vivo Play se você for assinante da Vivo TV. Nesse último caso você poderá acompanhar os episódios pelo computador, tablet ou celular.

EDIT (10-08-21): O cartoon também está disponível no serviço de streaming HBO Max, que chegou ao Brasil no mês de junho.